Missão
A Missão do MIL é centrada em desenvolver a capacidade de atuação da Universidade do Porto no domínio dos Media, nas vertentes de ensino, investigação, e inovação, promovendo a colaboração interdisciplinar entre as estruturas existentes na universidade e a articulação com parceiros externos.
O MIL enquadra a sua atividade na Visão de se tornar uma estrutura transversal e agregadora das várias atividades da U.Porto na área dos Media, capaz de facilitar atividades transdisciplinares de investigação, desenvolvimento e inovação no domínio dos Media, e de promover a cooperação e partilha de competências e recursos entre as várias faculdades, unidades de I&D e entidades externas à U.Porto, contribuindo para difundir a capacidade da Universidade neste domínio quer a nível interno, quer a nível regional, nacional e internacional.
Assim, o MIL centra as suas atividades em quatro linhas estratégicas orientadoras:
- Consolidar e desenvolver a rede Media na U.Porto: potenciar a colaboração interdisciplinar e o conhecimento mútuo de recursos humanos e competências, assim como a partilha de informação entre os vários atores internos e externos, de forma a aumentar a capacidade existente no domínio dos Media, atualmente com pouca articulação;
- Reforçar a I&D+i na área dos Media: dinamizar a capacidade de acesso e captação de oportunidades de financiamento e investimento na área dos Media, de forma a estimular uma agenda colaborativa de I&D+i em áreas emergentes relacionadas com os Media, entre os investigadores das várias UOs, unidades de I&D, institutos de interface, e entidades externas à U.Porto;
- Desenvolver competências e capacidade na área dos Media na U.Porto: fortalecer a capacidade de resposta às necessidades tecnológicas, educativas e formativas na área dos Media existentes na U.Porto, assim como nas empresas e Sociedade, colocando à disposição meios, equipamentos e competências;
- Reforçar a capacidade de atuação externa da área dos Media da U.Porto: consolidar a posição do MIL como ator interventivo e interface disseminadora das atividades em Media com a Sociedade e a Região, de forma a potenciar sinergias, ganhos partilhados e relações de parceria com entidades externas.